quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Facebook considera este blog uma ameaça

Censura ao combate à violência contra mulheres e grupos LGBTI+ no Facebook!
Isso viola os meus padrões de comunidade!


Todos os leitores deste blog que me conhecem na rede sabem o quanto eu sempre fui ativo no meu perfil no Facebook. Lá, dentre outras postagens, eu sempre divulguei amplamente os conteúdos deste Blog. Mais de 90% dos acessos que este blog recebe vinham por meio do Facebook. Grupos específicos voltados às artes marciais e a outros temas aqui tratados eram canais importantes pelos quais eu divulgava este material.

Por isso, quando decidi encerrar a minha conta do Facebook, eu sabia que teria que criar uma outra, nem que fosse somente para divulgar os conteúdos deste blog. Isso não seria nenhuma novidade. Conheço dezenas de perfis que não se confundem com a vida pessoal dos seus donos. Não são perfis fake, nem sem identificação, mas perfis que privilegiam um único setor da vida de seus donos. Conheço dezenas de professores, por exemplo, que criam perfis somente para contato com os seus alunos da escola ou da universidade, perfis de associações de artes marciais, perfis de grupos de estudo etc.

Foi o que fiz. Tão logo exclui o meu perfil pessoal - cheio de fotos familiares, histórias sobre minha vida, amizades com pessoas estranhas, memórias de viagens e de momentos especiais -, criei um outro perfil bem mais sóbrio. Minha foto era o ideograma 道 (Dao), belamente caligrafado e selado, nos moldes da escrita tradicional. De fundo, uma paisagem de cachoeiras. Minha ideia inicial era colocar como nome Wudao Liberales, em referência a este blog, mas logo na primeira desativação da conta, percebi que não era possível e troquei para Guilherme Luz, deixando Wudao Liberales como apelido. Achei curioso porque tenho muitos amigos que usam pseudônimos há anos no Facebook, mas tudo bem.


Já com o meu nome verdadeiro, Guilherme Luz, comecei a montar o meu perfil, curtindo páginas de artes marciais, auto-defesa, cultura e língua chinesa, auto-defesa para mulheres, auto-defesa para LGBTI+ etc. Comecei a compartilhar conteúdos de artes marciais e a escrever sobre projetos de extensão passados e em fase de elaboração. Postei fotos e vídeos de projetos, de treinamentos, de cursos. Quando tentava postar matérias deste blog, o Facebook bloqueava. Dizia que o conteúdo feria as suas políticas. Tudo começou quando postei a matéria sobre feminicídio e sobre auto-defesa para LGBTI+. Quando escrevi uma postagem sobre o projeto de auto-defesa para LGBTI+ no ano que vem, meu perfil caiu de novo. Fui desativado!



Desde que o Facebook me excluiu, este blog teve uma queda vertiginosa de acessos. "Curiosamente", a última postagem com Facebook foi Feminicídio e Artes Marciais, com mais de 750 acessos até hoje. Já a primeira censurada, Autodefesa e a Comunidade LGBT: abordagem preliminar do problema, tem, até agora, menos de 40 acessos! Normalmente, as minhas postagens autorais têm ao redor de 200 a 350 acessos, quando postadas no Facebook. É "curioso" que a sobre feminicídio tenha tido mais que o dobro de acessos normais e, depois disso, meu perfil do Facebook tenha caído, junto com a proibição de postagem do meu blog no aplicativo, levando a uma queda vertiginosa dos seus acessos.

Peço a todos e todas que são contrários à censura, que conhecem este blog e gostam dos seus conteúdos, que divulguem este e outros textos que lanço por aqui. Vamos denunciar esta política sem critério do Facebook, que persegue o combate à violência enquanto tem sido cúmplice, do outro lado, de uma onda de discursos de ódio, fake news e lixo cultural espalhada pelas redes sociais! Não podemos ser reféns de aplicativos de celulares e páginas da Internet. Nós que deveríamos usá-los, não o contrário.

Post Scriptum: tentei contato com o Facebook pelo Help Centre várias vezes, sem sucesso, sem nem mesmo resposta.

Nenhum comentário: