quinta-feira, 30 de março de 2017

Mês de abril, novos projetos!

No mês de abril de 2017, a iniciar na semana que vem, começaremos três novos projetos. Conheça-os:


1 - Grupo de estudos "Educação Integral e Caminhos Marciais (EduCaM)".

SIEX*: 15069

Parceiros: Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História da UFU (LEAH/INHIS/UFU); Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política (NEPHISPO/INHIS/UFU); Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu (FMKK).

Coordenadores do Grupo: Prof. Dr. Guilherme Amaral Luz (Universidade Federal de Uberlândia e Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu); Prof. Dr. Fabrício Pinto Monteiro (Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia-MG e Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu).

Público: atividades abertas a quaisquer interessados no estudo de obras de mestres importantes e influentes na história de artes marciais tradicionais.

Local: Instituto de História - Bloco IH, sala IH-55. Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica.

Calendário de Encontros Mensais em 2017:

- Terça-feira, 04 de abril de 2017, de 13:30 às 16:00
- Terça-feira, 02 de maio de 2017, de 13:30 às 16:00
- Terça-feira, 06 de junho de 2017, de 13:30 às 16:00
- Terça-feira, 04 de julho de 2017, de 13:30 às 16:00
- Terça-feira, 05 de setembro de 2017, de 13:30 às 16:00
- Terça-feira, 03 de outubro de 2017, de 13:30 às 16:00
- Terça-feira, 07 de novembro de 2017, de 13:30 às 16:00
- Terça-feira, 05 de dezembro de 2017, de 13:30 às 16:00



Contato: guilhermealuz@ufu.br
Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia
Campus Santa Mônica


Resumo: O grupo de estudos "Educação Integral e Caminhos Marciais - EduCaM" oferece suporte acadêmico aos projetos educacionais do Programa "Caminhos Marciais, Humanidades e Educação Integral" (SIEX 14885) e, ao mesmo tempo, procura refletir sobre as suas práticas, a fim de elaborar e aperfeiçoar metodologias e estratégias de ensino. Ele reúne equipe multidisciplinar, formada por profissionais da educação (professores, psicólogos e educadores) e professores/instrutores de "caminhos marciais" asiáticos, tais como o Budô japonês e as artes marciais chinesas. O grupo manterá um canal permanente de comunicação em espaço virtual e, mensalmente, fará reuniões presenciais para discussão de leituras previamente acertadas. As leituras abrangerão textos clássicos das artes marciais asiáticas com o intuito de refletir a respeito das suas propostas educacionais e o potencial das mesmas para a educação integral. Para isso, as obras serão lidas criticamente conforme um olhar histórico-antropológico, contextualizando o seu universo cultural de origem e as práticas sociais a que se articulam/articulavam. Assim, pretende-se estudar o legado pedagógico e filosófico destes "caminhos marciais", tendo como horizonte as suas possíveis articulações com a "formação humanista" prevista no conceito de educação integral. A participação no grupo de estudos será aberta a todos os interessados, em especial, a estudantes dos cursos de licenciatura da UFU, principalmente, das áreas de Artes, Linguagens, Humanidades e Educação Física.


2 - Curso Regular de Extensão: Introdução ao Nanbei Wudao para Professores de Humanidades.

SIEX: 15116

Parceiros: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu

Professor: Fabrício Pinto Monteiro (Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu)

Público: Alunos de Licenciatura e Professores da Educação Básica (preferencialmente das áreas de Humanidades, Linguagens e Educação Física). Consultar Chamada Pública para Formação de Turma: http://www.inhis.ufu.br/node/802

Local: Centro Esportivo do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

Horários: Semanalmente às quartas e sextas-feiras, de 14:30 às 16:00 h. Início no dia 05/04/2017.

Contato: guilhermealuz@ufu.br
Centro Esportivo do Campus Santa Mônica
Universidade Federal de Uberlândia

Resumo: Este curso tem como objetivo principal oferecer aos participantes uma oportunidade de vivência de "caminho marcial" (wudao) através de um recorte do programa da Associação Nanbei Wudao, uma escola de artes marciais chinesas tradicionais. Por meio de aulas práticas de dois de seus estágios técnicos e de encontros para debates sobre essa experiência, visamos ampliar e aprofundar a reflexão de professores (em formação ou já atuantes) sobre o processo educacional de modo geral. Nosso objetivo não é simplesmente aprender a lutar, muito menos praticar uma atividade fitness, mas vivenciar o Dao Marcial, um "pequeno caminho" (Xiaodao), que se coloque como uma opção para o professor auxiliar seus alunos a trilhar, em suas vidas, o "grande caminho" (Dadao). Neste curso, além do treinamento técnico marcial, discutiremos vários temas da filosofia e da cultura chinesas. Porém, nossa meta não é capacitar para o ensino de artes marciais ou, muito menos, de filosofia chinesa. Não será estudada a filosofia chinesa “em si”, mas buscaremos vivenciá-la e tematizá-la junto à prática de arte marcial. O que nos interessa é o processo de aprendizagem das técnicas marciais em diálogo com a filosofia e cultura chinesas; como e o que vamos fazendo com as técnicas marciais. Assumindo uma linguagem da moderna pedagogia "ocidental", pretende-se explorar o potencial do currículo dos dois primeiros estágios do Nanbei Wudao para a abordagem de quatro conjuntos de aspectos da educação integral: aspectos cognitivos, aspectos psicomotores, aspectos comportamentais e morais, aspectos filosóficos e éticos.


3 - Percepção de si e experiência com o outro: caminhos marciais, cultura e expressão

SIEX: 15120

Parceiros: Universidade Federal de Uberlândia (UFU); CulturArte; Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu

Coordenadores: Guilherme Amaral Luz (Universidade Federal de Uberlândia e Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu); Durval Saturnino Cardoso de Paula (Universidade Federal de Uberlândia e CulturArte)

Público: Crianças de 6 a 10 anos da comunidade rural de Cruzeiro dos Peixotos, distrito de Martinésia, município de Uberlândia-MG.

Local: Centro Cultural CulturArte, em Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Uberlândia-MG.

Horários: Semanalmente às sextas-feiras, de 8:00 às 10:00 h. Início no dia 07/04/2017

Contato: guilhermealuz@ufu.brculturarte.proex@hotmail.com
Facebook: Centro Cultural Culturarte

Interior do Ginásio Poliesportivo do Centro Cultural CulturArte
Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Uberlândia-MG

Resumo: Como parte do Programa "Caminhos Marciais, Humanidades e Educação Integral", este projeto busca explorar o potencial da educação integral por meio de caminhos marciais para crianças com faixa etária entre 6 e 10 anos de idade, moradoras da zona rural. Em diálogo com os objetivos relacionados à área de humanidades na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pretende focalizar três eixos articulados: o desenvolvimento da sensibilidade com os outros e com os espaços e tempos de convívio (eixo da sociabilidade e do sentimento de pertença); a valorização das experiências vividas no presente como algo inscrito na temporalidade, o que envolve relações com o passado e projeções de futuros (eixo da historicidade das práticas); e, por fim, a apropriação e ressignificação de gestos e práticas de uma outra cultura em perspectiva cosmopolita (eixo da dinâmica de constituição da identidade em face da alteridade). O trabalho será desenvolvido por meio do aprendizado introdutório de artes marciais chinesas em paralelo com atividades culturais relacionadas a histórias, mitos e lendas de tradições da China. Assim, será ensinado um currículo adaptado para crianças a partir do Sistema Básico da Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu. Paralelamente, desenvolveremos dramatizações, narrações e oficinas de leitura e redação, adaptando histórias tradicionais para o universo infantil. Objetiva-se, com isso, ao mesmo tempo, promover, nas crianças, uma sensibilidade em relação a si mesmo e aos seus corpos, explorando e desenvolvendo os seus movimentos e emoções, e a ampliação de suas referências de mundo, tomando contato com a alteridade. O projeto é fruto de uma parceria com o centro comunitário CulturArte, de Cruzeiro dos Peixotos, e será nele desenvolvido.


* SIEX é o número de registro do projeto no sistema da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia.

Nenhum comentário: